PDF/X-1a: Por que enviar arquivos nesse formato? - Blog da Imprima Rápido

Postado em 28/10/2016

PDF/X-1a: Por que enviar arquivos nesse formato?

Quem é cliente da Imprima Rápido sem dúvidas já está cansado de ouvir (e ler) que recomendamos o envio dos arquivos em PDF/X-1a. Antes de mais nada, acredite: nós sabemos que isso cansa! Mas sabemos também como é importante que o envio dos seus arquivos seja nesse formato :)

Exatamente para isso criamos este post: para que você entenda os benefícios de enviar seus arquivos em PDF/X-1a!

O que é PDF/X-1a?

A sigla PDF significa Portable Document Format, o que em português corresponde a Formato Portátil de Documentos. O PDF é um formato criado pela Adobe, e atualmente é uma das opções mais usadas para transferir arquivos online mundo afora.

Já a variação X-1a, do PDF, é útil especialmente quando se trata de produção gráfica, devido à capacidade de tornar os arquivos mais leves sem prejudicar a qualidade do conteúdo original (Para quem trabalha com criação de artes gráficas e valoriza que cada detalhe seja impresso exatamente da forma que imaginou, essa é uma vantagem particularmente útil!).

Em outras palavras, isso significa uma transferência mais rápida sem comprometer a qualidade do arquivo. Ótimo, né? :)

As vantagens de enviar seus arquivos nesse formato não param por aí. Aqui na Imprima, quando você envia seus arquivos em PDF/X-1a, o pedido entra diretamente em produção, o que resulta na entrega mais rápida do seu pedido.

No entanto, para que o arquivo seja enviado direto para a produção é preciso que o pagamento já tenha sido identificado. Por isso, uma dica para agilizar ainda mais a entrega do seu produto: optando pelas formas de pagamento cartão de crédito ou créditos pré-pagos, a compensação do pagamento ocorre instantaneamente.

Vantagens do PDF/X-1a:

– Segurança e garantia de que seu arquivo será impresso da maneira esperada;

– Não é necessário instalar programas adicionais;

– Formato disponível nos principais softwares gráficos (Corel Draw, Photoshop, Illustrator e InDesign);

– Tamanho bem menor do que o arquivo original sem comprometer a qualidade da arte;

– Tudo o que for inserido (cores, fontes, imagens, fotos e outras informações) são mantidas com a máxima precisão;

– Na Imprima Rápido, arquivos enviados neste formato entram diretamente na produção.

Agora que você ficou por dentro das principais vantagens do PDF/X-1a, veja abaixo como exportar corretamente seus arquivos no Corel Draw, Photoshop, Illustrator e InDesign!

PHOTOSHOP


INDESIGN

COREL DRAW

ILLUSTRATOR