6 dicas de como fazer um banner imposível de ser ignorado!

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Os banners fazem parte da estratégia de publicidade de diversos empreendimentos, eventos e campanhas. Mas, para que um banner tenha o resultado esperado, é fundamental seguir alguns passos antes e durante a criação de sua arte gráfica.

Para te ajudar nesse processo, hoje o blog da Imprima Rápido vai dar dicas de como fazer um banner impossível de ser ignorado!

 

1. Analise a proposta e organize as ideias

Antes de começar a criação da arte gráfica de qualquer impresso é crucial que se tenha um planejamento prévio com foco no objetivo que a empresa busca com o material. Um banner, por exemplo, pode ser utilizado para divulgar a Black Friday de uma loja, ou ainda pode ser pensado para anunciar um evento musical.

Antes de qualquer coisa, faça uma reunião com o seu cliente. Sente-se com ele e converse sobre o tema e o objetivo do banner. Depois disso, é o momento de organizar as ideias e confirmar as informações fundamentais para esse impresso, como, por exemplo:

– Como funcionará a promoção?

– Quais são os produtos que estarão em oferta?

– Por quantos dias a promoção permanecerá?

 

2. Escolha o tamanho perfeito para um banner

como-fazer-um-banner

Banners

Uma das primeiras preocupações ao pensar em como fazer um banner incrível e ideal para seu cliente é em relação ao tamanho do material, se ele terá espaço suficiente e adequado para o objetivo que o seu cliente deseja alcançar.

Mini-banner

Você já deve ter se deparado com esse pequeno impresso em festas e eventos corporativos, mas nem se deu conta que ele também é um banner, só que em tamanho bem menor.

A intenção do mini banner é realizar uma divulgação com discrição e sutileza, por isso o seu tamanho é inferior se comparado a um banner tradicional. Geralmente os mini banners têm a largura de 20cm, enquanto o comprimento pode variar entre 30cm e 90cm.

Os mini banners são ótimos para espaços internos, como comércios, escritórios, salas de reunião e de atendimento ao consumidor para divulgar pequenas informações.

Banner tradicional

Atualmente no mercado gráfico são comercializados banners de diversos tamanhos. Os mais comuns são os banners que fecham medidas quadradas, ou seja, aqueles que passam simetria, por exemplo: um banner 1m² pode ser impresso na medida de 1x1m ou 0,80×1,20m.

Caso precise de um impresso promocional que seja bem maior na largura do que na altura, ou vice-versa, a escolha perfeita é “Lona personalizada”! 😉

 

Outro ponto que deve ser considerado é o local onde o banner será exposto. Analise e escolha com cuidado o tamanho perfeito do banner, já que ele servirá como base no momento de acrescentar e distribuir as informações.

 

3. Crie banners objetivos e de fácil entendimento

Banners bagunçados e sobrecarregados de informações podem não transmitir com clareza o objetivo do impresso, além de dificultar a compreensão do que é informado. Por isso, a máxima “menos é mais” se encaixa perfeitamente na proposta de um banner. Veja algumas dicas para deixar a mensagem do seu banner clara e objetiva:

– Utilize frases curtas e simples, sem rodeios e voltas.

– Destaque a proposta com clareza, como, por exemplo, “Queima total de estoque!”, “Tudo com 10% de desconto”, entre várias outras frases que vão direto ao ponto.

– Escolha criteriosamente a fonte a ser utilizada nas informações. Prefira fontes mais simples e sem tantos detalhes, que facilitem a leitura.

– Organize e distribua adequadamente as informações. Isso ajuda e muito na transmissão da mensagem.

– Monte ao menos duas versões de banners com informações e títulos diferentes.

– Peça opiniões sobre os modelos criados, afinal, “duas cabeças pensam melhor que uma”!  😉

 

4. Faça um banner que desperte a curiosidade do público

Como você viu acima, um banner deve ser claro e objetivo, indo direto ao ponto. Mas aí você pode estar pensando…  “Como despertar a atenção e curiosidade do público com um banner simples e com poucas informações?”. A resposta é:

Utilize palavras com senso de curiosidade, imediatismo e urgência!

Está comprovado que as pessoas ficam ansiosas e, em grande maioria, se sentem obrigadas a fazer algo que demande urgência, quando são induzidas com palavras de imediatismo. Por isso aguce a curiosidade do público, fazendo com que ele sinta que realizar a ação que você deseja é essencial!

Alguns termos que despertam o senso de urgência e imediatismo são:

  • Só hoje
  • Agora
  • Descubra como
  • Saiba como
  • Seja o 1º
  • Últimas unidades

Um exemplo legal para um banner comercial e com senso de urgência é:

Só hoje você encontra toda a coleção com 40% de desconto!

 

5. Escolha as cores corretas

A combinação de cores é outro item que pode afetar e muito a conversão em banners. Se as cores utilizadas não casarem entre si, pode deixar a proposta da empresa com uma visão totalmente oposta ao objetivo pretendido.

 O design da marca do seu cliente é muito importante e deve ser levado em consideração, por isso utilize cores que façam parte da identidade visual da empresa ou, caso não haja uma identidade visual definida, que venham de encontro com os tons da logo do seu cliente.

Em áreas como publicidade e marketing, cada detalhe tem um impacto considerável no público-alvo, então estude a combinação das cores e cause apenas impacto positivo.

Círculo cromático e significado das cores

Muitas empresas de sucesso utilizam o círculo cromático e o significado das cores para definir qual a cor ideal para a sua marca e quais as cores devem ser utilizadas em suas campanhas e propagandas.

Veja só a Coca-Cola: a primeira cor que lembramos ao pensar nessa marca é o vermelho, já que essa cor faz parte da identidade visual da marca, que a usa em vários produtos, e sabe por quê?

O vermelho remete calor e, quando associado àquelas bolhas de gás que ficam ao redor do nome da empresa, faz com que o consumidor assimile o calor com o frescor que o produto pode proporcionar, incentivando-o a escolher sempre a Coca-Cola.

Esta é uma forma de persuasão utilizada pela marca para atrair o consumidor.E não pense que é só a Coca que faz isso. A  maioria das grandes empresas tem a psicologia das cores como fundamental em qualquer estratégia de publicidade. 🙂

Leia : “Os 4 princípios do Design: saiba como aplicar hoje mesmo!

A internet é um poço de informações, e nela você também encontra inúmeras ferramentas que vão te ajudar a escolher as cores certas, como é o caso do Adobe Color CC – Adobe Kuler.

Você pode usar composições análogas, monocromáticas, tríades, complementares, variações tonais ou ainda personalizadas, selecionar uma das paletas já existentes, ou ainda criar sua própria paleta com até 5 variações de cor por vez!

Excelente opção para quem busca aprender mais sobre harmonia e utilização correta das cores.

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Imagem retirada do site Adobe Kuler

 

6. Crie banners com boa qualidade e em alta resolução!

Assim como a seleção das fontes e cores a serem utilizadas, a escolha da imagem ideal que complementará o banner deve ser muito bem pensada. Então, antes de selecionar a imagem, verifique dois itens muito importantes: a qualidade e a resolução da imagem, principalmente se a imagem foi retirada da internet.

Qualidade da imagem

Quando falamos em qualidade de imagem, queremos dizer imagem nítida, sem borrões ao redor, ou seja, sem aqueles famosos pontinhos serrilhados que ficam ao redor dos objetos presentes na imagem, como se fossem várias sujeirinhas. Essas imagens, mesmo que tenham ótima resolução, permanecem com qualidade ruim.

Resolução da imagem

Em alguns programas de criação/edição de arte, como o Corel Draw, por exemplo, a resolução é definida de acordo com a quantidade de DPIs (dots per inch) na imagem, ou seja, quanto maior a quantidade de “pontos por polegada”, maior será a resolução. Portanto se a imagem estiver apenas com baixa resolução, pode-se dar um jeito. Basta modificar em seu programa de criação de arte a resolução da imagem.

 

Esperamos que as dicas de hoje tenham te ajudado a entender como fazer um banner perfeito. E lembre-se de que aqui na Imprima Rápido você encontra diversas opções de banners para personalização, além de preços reduzidos e a qualidade e agilidade que você precisa para a sua revenda gráfica. Clique AQUI e confira! 😉

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